quinta-feira, 1 de outubro de 2015

#parisfutiweek: desconstrução e individualização na maquiagem da Guy Laroche

Geralmente quem faz e fala sobre backstage é a Jô, até porque ela tem na bagagem muitas semanas de moda a mais do que eu. rs O mais engraçado disso tudo é que eu adoro essa parte dos bastidores, muito mais do que desfiles, porque acho maravilhoso poder acompanhar de perto toda a preparação de cabelo, maquiagem e, dependendo da marca, ainda conseguir ver os detalhes das roupas e sapatos com calma. Aqui em Paris nós fizemos 4, e o primeiro deles foi o do Guy Laroche que aconteceu ontem no Grand Palais (onde aproveitei para fazer as fotos do meu look! hehehe). Estávamos crentes que íamos encontrar mais uma daquelas maquiagens “nada” porém feitas com 1273893010 produtos, mas não, dessa vez tivemos uma surpresa.
Com uma proposta de make tropical, meio úmido, o destaque se deu no delineado gatinho completamente desconstruído e intencionalmente borrado. Curto esse tipo de proposta porque sempre fico com a impressão de que vou poder fazer minhas besteiras (eu SEMPRE erro um olho, de praxe) e vai ficar tudo certo, mas é claro que na prática, eu nunca consigo ser conceitual no meu dia a dia. rs Aliás, quem consegue, né? Aliás, uma pausa para uma dica maravilhosa que nos deram. Lembram da história do Strobe Cream com diferentes tons e da base Waterweight que a Jô viu na NYFW e contou aqui no blog? Então, esses dois produtinhos continuam fazendo muito sucesso e dessa vez aprendemos uma nova técnica que achamos que valia a pena dividir. Na verdade, é uma daquelas lógicas que você só percebe como é óbvia depois que faz, sabe? rs Enfim, são elas: Se você quiser um resultado mais dia a dia, com uma pele discretamente iluminada, a dica é passar primeiro o Strobe e depois a base. Para um efeito mais marcante, é só usar a base antes e finalizar com o Strobe. Simples assim!
Mas na verdade, o que mais me impressionou na conversa toda que tivemos foi a história de uma tendência que está bem presente nesse mundo de backstages: a individualização da maquiagem. Segundo o maquiador, essa é uma ideia forte para a temporada, ver o que fica melhor em cada pessoa e acentuar as características positivas de cada rosto e criar makes para cada traço e personalidade. Preciso falar que me senti muito bem representada.
Nas fotos provavelmente não vai dar para ver muito bem, mas como essa era uma maquiagem muito focada na área dos olhos, eles respeitaram muito as sobrancelhas de cada modelo, deixando-as bem próximas do natural e também o formato dos olhos, onde algumas tinham um gatinho mais puxado, outras não tinham traço embaixo, etc. Não sei se já aconteceu com alguma de vocês, mas eu sempre tive muita dificuldade em acompanhar tutoriais de maquiagem porque eu nunca consegui aplicar várias técnicas que eram explicadas. Minha pálpebra é escondida, o delineador quase não aparece (tanto que dificilmente eu uso), brincar com cores de sombras não costuma funcionar…Enfim, sei que muitas meninas aprenderam a maquiar vendo tutoriais no Youtube, mas acredito que existem muitas que, assim como eu, se frustraram porque não conseguiram copiar as técnicas ensinadas. Eu só fui parar de me frustrar no dia que eu entendi que não adiantava tentar fazer uma maquiagem igual a de uma pessoa que não era parecida comigo, eu precisava achar um jeito de adaptá-la à minha realidade. Ver esse tipo de “liberdade” chegando também nos backstages, onde tudo costuma ser super regrado e dentro da linha, é maravilhoso!
Acho que no fim, a grande lição que eu tirei desse backstage não foi uma tendência de make, ou o próximo produto desejo (apesar deles terem usado a base e o creme iluminador que já são desejados mesmo sem ter chegado nas lojas), foi perceber que a melhor maquiagem que você pode fazer é aquela que respeita quem você é!

Nenhum comentário:

Postar um comentário